
Dr. João Sousa
osteopatia | reabilitação e otimização de performance desportiva
Osteopatia
A Osteopatia é uma terapêutica não convencional que centra a sua atividade nos fundamentos da anatomia, fisiologia e biomecânica do organismo. Utiliza uma abordagem holística que integra o corpo como uma unidade e visa restabelecer funções fisiológicas que podem estar alteradas ou diminuídas.
Na avaliação e no tratamento fundamenta-se numa metodologia própria e age sobre os tecidos e sistemas corporais em disfunção através da intervenção manual.
A Osteopatia intervém desde o recém-nascido ao idoso e é recomendada e incentivada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como prática de saúde.
Comprove os resultados. Marque a sua consulta na Clin’IK.
O que pode tratar?
A sua abordagem global permite uma intervenção eficaz sobre várias patologias.
As dores na coluna, dores articulares, tendinopatias e entorses são as mais frequentemente associadas como sendo da área de intervenção da Osteopatia.
Dores de cabeça, dor ciática, tonturas, zumbidos, obstipação, podem ser tratados eficazmente pela abordagem Osteopática, sendo nestes casos fundamental conhecimento clínico para que o diagnóstico diferencial seja eficaz, evitando uma abordagem desajustada ao contexto clínico do paciente.
Contra-indicações da Osteopatia?
Fracturas, Luxações, Tumores, são algumas das patologias onde a intervenção do Osteopata não está indicada.
Por isso, é fundamental que procure um profissional portador de cédula profissional, com conhecimento e responsabilidade para que os riscos de erro de diagnóstico sejam minimizados.
As técnicas:
A Osteopatia é maioritariamente associada às técnicas manipulativas, mas a sua intervenção engloba outra técnicas.
O tratamento nem sempre engloba essa abordagem.
Técnicas fasciais, miotensivas, de encurtamento, hemodinâmicas, são outras técnicas utilizadas pela Osteopatia no tratamento.
