
Dra. Márcia Fonseca
especialista em osteopatia pediátrica e saúde da mulher
Osteopatia Pediátrica
A osteopatia pediátrica é uma terapia manual que tem como objetivo favorecer um crescimento harmonioso e saudável ao bebé. Tem como principal foco libertar tensões que o bebé adquire tanto na vida intrauterina como no parto ou pós-parto. Estas tensões poderão influenciar todo o que é o crescimento do bebé, uma vez que este fica limitado a certos movimentos o que poderá levar a um atraso ou um salto nas etapas evolutivas.
Algumas áreas de atuação:
alterações cranianas (plagiocefalia, braquicefalia, escafocefalia, …)
refluxo gastroesofágico
cólicas
torcicolo congénito
alterações de mobilidade articular
questões relacionadas com a amamentação
entre outras…
O bebé sente dor?
As técnicas osteopáticas são suaves e não provocam dor ao bebé. É importante que o bebé se sinta confortável e tranquilo no decorrer da consulta, para que haja uma maior libertação e eficácia no tratamento. Para isso, recorre-se muitas vezes à amamentação, colo dos pais ou a brincadeiras, para evitar levar o bebé a um estado de irritabilidade.
Com que frequência devo levar o meu bebé à consulta?
A frequência de tratamento irá ser determinada consoante o bebé em questão, caso haja ou não patologias a ser tratadas. Num caso em que não haja nenhuma alteração a ser corrigida, é aconselhado fazer consulta com o osteopata infantil nos marcos de crescimento, nomeadamente 3, 6, 9, 12 meses.
